sábado, 1 de fevereiro de 2014

Plantas venenosas e plantas comestíveis!!!

Esta semana vai ser  sobre plantas comestíveis e plantas venenosas!!!

nessa semana, a cada dia vou escrever sobre dois frutos,

 um comestível e um venenoso!!!

 
1° comestível: mirtilo
O Mirtilo é um fruto que pertence a uma fileira agro- alimentar de excelência, conhecido não só pelo seu sabor distinto e equilibrado, mas também pelas suas inúmeras propriedades medicinais. Desde há quase duas décadas que este fruto e a sua cultura se instalaram na região de Sever do Vouga, contribuindo atualmente para a beleza natural e paisagística do concelho.
O Mirtilo é uma baga, cor azul ceroso, com uma estrela de cinco pontas na sua parte superior. O seu tamanho varia entre os 7 e os 12 milímetros de diâmetro. A cera que o cobre, denominada de pruína, reveste um fruto de pele firme, cuja polpa é sucosa e aromática, de sabor agridoce. O Mirtilo, Vaccinium Corymbosum, também conhecido como arando, uva-do-monte ou blueberry, cresce num arbusto homónimo da família das Ericáceas do género Vaccinium. Podendo alcançar 1m a 1,5m de altura, estes arbustos de pequeno porte crescem em sub- bosques, zonas de microclima selectivo, das florestas temperadas da Europa.
O Mirtilo é um fruto silvestre que gosta de frio e, por isso, vive em regiões onde o Inverno é bastante rigoroso. Necessita em média de 700 a 1.000 horas anuais de temperatura entre os 10 e os 12 graus centígrados. Gosta também de solos não calcários e meia-sombra. Propaga-se por semente no Outono ou por estaca no fim do Verão e poda-se na Primavera para garantir um bom crescimento foliar.
As folhas colhem-se na Primavera e devem ser secas à sombra em local seco e bem ventilado, enquanto os frutos se colhem no Verão e devem secar ao sol. Os principais produtores de Mirtilos encontram-se no Canadá, EUA, Chile Uruguai, Argentina, África do Sul, Nova Zelândia, Itália, Inglaterra, Bélgica e Holanda. Em Portugal é na zona do médio Vouga, no vale do Rio Vouga, que se encontra o local ideal para a produção deste fruto, mais especificamente nos concelhos de Oliveira de Frades, Sever do Vouga, Águeda e Albergaria-a-Velha, sendo Sever do Vouga o que reúne as melhores condições.
 
 
1° venenosa: Beladona
Beladona é nativa da Europa, norte da África e Ásia ocidental. É também uma das plantas mais venenosas do mundo, pois contém toxinas que causam delírios e alucinações. Outros sintomas de envenenamento incluem perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões. Toda a planta é venenosa, mas as bagas costumam ser mais, além de serem doces e atraírem crianças. 10 a 20 bagas podem matar um adulto, mas só uma folha em que os venenos estão muito mais concentrados pode matar um homem adulto. Estranhamente, nossos ancestrais “muito inteligentes” da era Elizabetana (1500) usavam beladona como parte de sua rotina diária de cosméticos. Eles usavam gotas feitas a partir da planta como colírio, para dilatar as pupilas, considerado atraente porque dava ao usuário um olhar sonhador. As mulheres também bebiam cianeto, ou “sangravam” a si mesmas para obter uma cor pálida e uma pele translúcida.
 
 
site: http://hypescience.com/10-plantas-que-podem-matar-voce/
 
 
Beijos Bia S2

Nenhum comentário:

Postar um comentário